Facebook e Instagram: um comportamento em cada Feed

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As inovações e mudanças nas redes sociais acompanham os comportamentos dos usuários, consequentemente, essas novidades tecnológicas podem contribuir para o trabalho de anunciantes e empreendedores. Pensando nesse processo de melhorias, o Facebook IQ encomendou uma pesquisa online para o Ipsos Connect com pessoas de 18 a 64 anos na França, nos Estados Unidos, no Japão, no Reino Unido, na Austrália e no Brasil.

O propósito do estudo foi entender o comportamento de quem usa as plataformas (Facebook e Instagram), no mínimo, semanalmente. Assim, de que maneira elas reagem no Feed nas diferentes ferramentas?  E, quem conhece melhor o seu cliente é mais eficiente e eficaz nas ações de marketing, institucionais ou comerciais, e também o relacionamento com o público-alvo é mais assertivo.

Segundo a pesquisadora do Facebook IQ, Vicki Molina-Estolano, as pessoas têm uma frequência muito semelhantes às duas redes, porém os objetivos são diferentes. O Facebook responde às necessidades de empoderamento, reconhecimento e conexão, já o Instagram instiga pela diversão, relaxamento e descoberta. A pesquisa ressaltou também o quanto os usuários buscam satisfazer os seus desejos emocionais dentro dessas redes. Eles querem uma experiência, não apenas uma leitura.

Facebook

105 milhões de brasileiros acessam o Facebook por mês

92% deles compartilham conteúdo pelo menos 1x por semana

Instagram

35 milhões de contas estão ativas no Instagram no Brasil

79% delas publicam fotos e vídeos pelo menos 1x na semana

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69% dos entrevistados compartilhem seus momentos nas duas plataformas, há ações específicas para cada uma delas:

Facebook

8 em cada 10 brasileiros relacionam o Facebook a estar conectado

34% realizam interações de negócios

32% acreditam que o Facebook é uma plataforma informativa

Instagram

7 em cada 10 brasileiros relacionam o Instagram à diversão

40% das pessoas descobrem novidades sobre celebridades no Instagram

63% dizem que o Feed do Instagram traz surpresas e alegrias

35% das pessoas interagem com marcas no Instagram

Fontes: Facebook and Instagram Motivations and Mindsets, Maio de 2016. Dados Internos Facebook, Q2 2016.  

Os brasileiros são muito mais ativos no Instagram do que no Facebook, comparados com o público em geral. Isso possibilita entender o porquê, observando que o Instagram é considerado uma plataforma mais de inspiração, tanto de decoração, estilo de vida, saúde, entre outros tópicos, e o Facebook é voltado mais para exposição de novas ideias e pensamentos.

Juliane Guez | Digital Content & Relationship Manager